terça-feira, 24 de maio de 2011

> Aula ao ar livre no "Cantinho Saudável"

Boa noite caros visitantes!.
No dia 11 de Maio de 2011 realizámos no edifício anexo, da nossa escola, uma aula ao ar livre a duas turmas do ensino básico (8º e 9 ano).




Para finalizar a aula demos a provar a cada aluno, um morango convencional e um morango natural.


Depois de terem provado os morangos, os alunos constaram que o morango natural era bastante doce, enquanto que o morango convencional era ácido.


A utilização de estrume e de agroquímicos, no solo, retiram o verdadeiro e natural sabor dos alimentos, bem como são prejudiciais para a saúde humana. Portanto, ALIMENTE-SE E ALIMENTE A SUA FAMÍLIA COM PRODUTOS SADIOS, PROVENIENTES DE UMA AGRICULTURA PURA E NATURAL!

domingo, 1 de maio de 2011

> 10 dicas para proteger a sua família dos agroquímicos, presentes nos alimentos


1. Para lavar as frutas e os vegetais, utilize água corrente e com pressão.
Retire as folhas exteriores dos produtos como a alface e a couve lombarda. O ideal é passar uma folha de cada vez por água. Caso costume deixar os seus legumes em água durante algum tempo, saiba que só eliminará os resíduos solúveis. Se o fizer, passe-os em seguida pela água da torneira.

2. Deixe os alimentos de molho em bicarbonato de sódio. O bicarbonato de sódio consegue eliminar os agroquímicos da superfície dos alimentos, em 80%. A proporção é de uma colher de sopa de bicarbonato para cada litro de água. Os vegetais devem ficar durante 30 minutos, onde posteriormente precisam de ser lavados em água corrente.

3. Descascar a fruta é também uma boa forma de evitar contaminações. Tal como a lavagem dos alimentos, sem a casca, o sucesso na eliminação de pesticidas é quase total. Em contrapartida, perdem-se as fibras.

4. O calor destrói a maioria dos pesticidas nos alimentos. Alguns resíduos são muito estáveis a temperaturas elevadas e não são afectados pela cozedura. No caso das frutas e legumes, na maioria das vezes, consumidos crus, lave-os bem.

5. Ingira alimentos pobres em gorduras, dado que alguns pesticidas concentram-se na gordura. É sempre bom lembrar: faça uma dieta saudável e variada.

6. Prefira frutas, verduras e legumes de produtores naturais, dado que irá nutrir a sua família com alimentos livres de agroquímicos, e consequentemente irá incentivar o aumento da produção de produtos naturais, o que fará com que o seu valor seja mais competitivo.

7. Adquira produtos da estação e de pequenos produtores regionais
Produtos importados ou vindos de outras regiões do país geralmente contêm mais agroquímicos que os de produtos regionais, uma vez que para mantê-los em bom estado, durante o transporte, são utilizados produtos químicos.

8. Cuidado com os produtos de aparência muito perfeita
Alguns agroquímicos são usados simplesmente para melhorar a aparência do alimento. Quanto menos imperfeições, maior a probabilidade de terem sido usados produtos químicos. Uma superfície brilhante deve-se, muitas vezes, à utilização de ceras que podem conter agroquímicos, ou reter os seus resíduos na superfície.

9. Produza os seus próprios alimentos
Se possível, tenha uma horta caseira natural. Adoptando este tipo de cultivo, o trabalho torna-se mais higiénico e agradável. Além disso os resultados são melhores e o trabalho é menor.

10. Varie os produtos consumidos.
Algumas culturas estão mais sujeitas a acumular resíduos, provenientes de agroquímicos, do que outras. Por exemplo, os tomates e as batatas possuem cascas porosas, onde absorvem, em maior quantidade, os agentes químicos, e os morangos, as verduras e legumes de vegetação rasteira, por estarem mais próximos do solo.