Mokiti Okada explicou que "a Verdade é a Natureza em si mesma". Disse ainda: "O homem, ao tomar qualquer atitude, deve ter a Natureza como modelo".
No que tange ao cultivo de produtos agrícolas, ele preconiza a Agricultura Natural porque este método baseia-se na harmonia das leis da Natureza. É um método simples e lógico, e à medida que compreenderemos o seu verdadeiro princípio e o seguiremos exactamente como Mokiti Okada ensinou, veremos, pelo sucesso alcançado, o quanto é correcta a sua aplicação. Segundo Mokiti Okada, "(o solo)... é capaz de produzir alimentos suficientes para nutrir todos os seres vivos que habitam a superfície terrestre, a começar pelo homem". Ele afirma, também, que "o próprio solo pode ser considerado um aglomerado de adubos minerais que fazem desenvolver a vegetação".
Os nutricionistas, médicos e outros cientistas que advogam, presentemente, a necessidade da produção de alimentos puros por métodos naturais, encaram o problema sob um ponto de vista estritamente físico. Mokiti Okada, entretanto, parte do solo para desenvolver o seu método, explicando que o estado natural da terra, constituída do solo, é sempre mantido de modo a alimentar os seres vivos com a união perfeita da luz solar, da água e do ar. Segundo ele, existe uma relação equilibrada entre o fogo, a água e o solo, energias emanadas, respectivamente do Sol, da Lua e da Terra. A ciência chama a essas energias de oxigénio (o fogo), hidrogénio (a água) e nitrogénio (o solo). A força resultante da união equilibrada dessas energias constituiu a Força Natural. E "esta é a fonte principal da vida, que faz nascer e desenvolver todas as coisas do mundo".
Em outros termos, o solo está impregnado de uma energia que é o verdadeiro agente de fertilidade e crescimento. Por isso, Mokiti Okada lamentava que os camponeses, pela utilização de fertilizantes artificiais, privassem o solo da sua energia, contaminando, ainda, as colheitas, pela formação de várias toxinas nas plantas, que são as responsáveis pela proliferação de insectos.
Para combater tais pragas, o uso de insecticidas preparados com substâncias venenosas tornou-se comum em todo o mundo, contaminando ainda mais as colheitas. Ingeridos pelo Homem, os alimentos saturados de tantas toxinas tornam a corrente sanguínea impura. Isto causa doenças de natureza surpreendente.
Mokiti Okada ensina, que o sentimento não é exclusivo dos homens e dos animais, mas existe também nos vegetais e no solo. Segundo ele, é fundamental amar o solo e purificá-lo, para que a força da Natureza nele se manifeste em grau máximo e com maior poder. O princípio básico da Agricultura Natural consiste e, fazer com que essa força se manifeste, isto é, em conservar a vitalidade e fertilidade naturais do solo, protegendo-o da contaminação de fertilizantes artificiais e insecticidas.
Para compreender o que é a Agricultura Natural, é preciso entender primeiramente, a função essencial do solo.
O solo foi criado com a potencialidade de produzir os alimentos necessários aos seres vivo. Assim, a própria terra está cheia de fertilizantes. Quando sementes de vários tipos são semeadas em tal terreno, devem brotar, desenvolver-se, produzir flores e alimentos. Assim, quando um país inteiro é assolado pela falta de alimentos, é porque está em desacordo com as leis da Natureza.