A divulgação da Agricultura Natural foi um dos pontos principais da preocupação de Mokiti Okada.
Já em 1935 ele começou a fazer, pessoalmente, as primeiras experiências com hortaliças e arroz, na horta de Tamagawa, em Kaminogue, Tóquio. Em face dos resultados surpreendentes, deu início à divulgação deste método.
Já em 1935 ele começou a fazer, pessoalmente, as primeiras experiências com hortaliças e arroz, na horta de Tamagawa, em Kaminogue, Tóquio. Em face dos resultados surpreendentes, deu início à divulgação deste método.
Em 1948, Mokiti Okada pronunciou-se publicamente: "Em breve, o desrespeito à Natureza se estenderá a toda a sociedade; na agricultura, o cultivo será feito com a aplicação intensa de adubos químicos. Por causa disso, surgirão doenças, insectos e danos além do comum, e os insecticidas utilizados para o seu combate e extermínio serão cada vez mais fortes, o que resultará em produtos contaminados, em alimentos que prejudicam a vida dos homens e dos animais". E Mokiti Okada acrescenta: "Para evitar esse perigo, seria necessária a Agricultura Natural".
Com essas palavras, ele tentava alertar o governo japonês para os perigos iminentes da utilização dos defensivos agrícolas. Nesse período de pós-guerra, entretanto, devido à escassez de alimentos, o país incrementava a agricultura industrial, e não levou em conta o que ele dizia. Tomavam-no como supersticioso e obscurantista. Algumas pessoas, todavia, levaram-no a sério e aceitaram incentivar e pôr em prática o método por ele preconizado.
No início da década de 60, veio a público o rumoroso caso do mercúrio orgânico contido no arroz, ocasionando uma forte reacção por parte das pessoas. Começou-se, então, a discutir o problema da poluição, e por volta de 1965, uma onda de popularização dos alimentos puros, não contaminados, alastrou-se pelo país, através de órgãos de informação, seguindo-se maior procura desses produtos por parte do consumidor.
Com o incremento das pesquisas nesse campo, a humanidade começou a despertar para as consequências desastrosas da poluição, nas suas várias manifestações, e na década de 70, apareceram, em todo o mundo, movimentos ecológicos visando à afirmação da importância da Natureza e do respeito à vida. Como resultado, o governo japonês criou uma repartição, a nível ministerial, com a atribuição de pesquisar, regulamentar e proibir a fabricação, venda e utilização de alguns defensivos agrícolas.
Entretanto, depois de vinte e tantos anos de pesquisas, prática e divulgação da Agricultura Natural, continua a prevalecer o método comum de agricultura. A sociedade moderna, que desrespeitou a Natureza pelo domínio da ciência e do princípio que tem a economia como ponto principal, fez gerar a poluição sob as mais variadas formas.
Os praticantes da Agricultura Natural, incentivados pelo ideal de Mokiti Okada, vêm empreender um grande esforço no sentido de provar a eficiência do método e aprimorar-lhe a técnica. Convictos de que este método é um dos pontos fundamentais para a a construção da Nova Sociedade, desejamos convidar o mundo inteiro a conhecer os seus princípios e conceitos básicos, a fim de comprovar a sua essência e valor.
![]() |
Mokiti Okada |
Sem comentários:
Enviar um comentário