domingo, 27 de fevereiro de 2011

> Nutri Bokashi



O NUTRI BOKASHI® é um fertilizante natural, composto a partir de uma mistura de matérias naturais de origem vegetal e animal, submetidos a um processo de fermentação controlada.
Além do fornecimento de nutrientes,  este também fornece ao solo micro-organismos "regeneradores", facilitando rapidamente condições favoráveis à actuação de outros micro-organismos, benéficos ao solo e às plantas.


  

sábado, 26 de fevereiro de 2011

> Apareceu nova praga devido ao cultivo de milho transgénico




Nos Estados Unidos, o milho geneticamente modificado do tipo Bt-Cry1Ab (que produz uma determinada toxina insecticida, como o MON 810 que é cultivado em Portugal) está a ser infestado por uma nova praga, o "western bean cutworm" (Striacosta albicosta), um tipo de lagarta-de-rosca. Os problemas começaram a ser observados no ano 2000. Historicamente esta lagarta estava confinada a regiões muito limitadas do Oeste americano e não tinha impacto significativo no milho. Mas na última década este insecto alastrou para o Iowa, Minnesota, Illinois, Missouri, Indiana e Wisconsin e já está a causar impacto económico. Em 2009 foi detectado pela primeira vez no Canadá.
De acordo com a literatura científica, trata-se de um exemplo de "substituição de pragas", algo que também se verifica na agricultura intensiva com forte uso de pesticidas. Ou seja, ao eliminar um insecto (por causa da produção de Bt na planta transgénica), fica livre um "espaço" que depois é ocupado por um insecto de outra espécie, um concorrente. Porque o milho transgénico está a ser cultivado em vastíssimas áreas do território americano, esta lagarta-de-rosca está a espalhar-se na mesma proporção.

A lição? Algo do género: “Tapou-se um buraco para abrir outro maior…”


Retirado do site: http://www.stopogm.net/content/apareceu-nova-praga

> O Frangossauro


 

A USP (Universidade de São Paulo) desenvolveu o primeiro frango de quatro patas, obtido através do cruzamento de materiais genéticos do galináceo comestível e de um rato usado em experiências laboratoriais.
O nutricionista afegão, Tamul Noburak, que lecciona Bioquímica Animal na Universidade Paulista afirmou: “Este frango com quatro patas é excelente para a alimentação dos estudantes, pois haverá mais coxas no nosso ensopado. O único problema é que não tem mais asas e pescoços, partes mais apreciadas pelos alunos. A principal vantagem deste animal é que reúne dois tipos de carne usados nesse prato”. O animal foi baptizado de frangossauro e a sua genética possui traços de ave e roedores, resultando numa carne mais tenra, saborosa e macia.
 
Retirado do site: http://errenka.blogspot.com/2007/03/cincia-usp-desenvolve-frango-transgnico.html

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

> Quem é a Korin?



A Korin Agricultura Natural é uma empresa brasileira, criada dentro de uma filosofia empresarial, baseada na Agricultura Natural preconizada por Mokiti Okada (Japão 1882-1955), com valores de respeito à natureza, ao produtor e ao consumidor.
Produz alimentos naturais, livre de agroquímicos e adubos, seja de origem química ou animal. O estrume de cavalo, galinha ou mesmo resíduos de peixe devem ser evitados, porque transportam verminose, que se acumulam nos vegetais e quando são ingeridos, chegam ao organismo humano. Até o carvão de madeira, é recusado. Estes elementos não caem do céu nem brotam da terra, portanto são anti-naturais.
Mokiti Okada recomenda apenas o uso de compostos vegetais, que conservam a pureza do solo e permitem a reciclagem dos nutrientes para o desenvolvimento das plantas.
Existem dois Pólos de Agricultura Natural em São Paulo, sendo um em Ipeúna e outro em Atibaia. Trabalha em parceria, no sistema de integração com 65 pequenos e médios produtores, das regiões de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Bahia, aos quais transferem tecnologias para a prática do método de Agricultura Natural.
Mensalmente, a Korin Agricultura Natural produz 100 toneladas de frutas, legumes, verduras e ovos provenientes de aves criadas sem antibióticos.


Retirado do site: http://www.korin.com.br

> Novo logótipo da Agricultura Biológica


A partir de 1 de Julho de 2010, o novo logótipo biológico da UE é obrigatório em todos os produtos biológicos pré-embalados produzidos em qualquer dos Estados-Membros e que respeitem as normas aplicáveis.  Nos produtos importados será facultativo. Juntamente com o rótulo da UE, poderão figurar outros logótipos privados, regionais ou nacionais.  O regulamento relativo à produção biológica será alterado dentro de algumas semanas, para incluir o novo logótipo num dos seus anexos.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

> Agricultura Biológica



A agricultura biológica tem vindo a ser valorizada pelos Governos e Comunidade Europeia, por preservar o ambiente, evitando a sua contaminação por poluentes químicos derivados dos adubos e pesticidas e por diminuir a exagerada  produção agrícola existente no mundo ocidental, a qual origina problemas no custo de armazenamento.
A agricultura biológica  não usa adubos de síntese, desinfectantes e pesticidas químicos e está integrada numa visão do mundo bem diferente da primeira, que se preocupa sobretudo no aumento de produção e no aspecto atractivo sem pensar no nutritivo e nas consequências para a saúde das pessoas, animais e plantas. Para a agricultura biológica a terra ou solo é um elemento vivo da natureza, que contém milhões de microorganismos e outros seres vivos, os quais devem ser preservados e tomados em conta. Assim a estrumação e a utilização de outros fertilizantes naturais não só alimentam as plantas, mas também fortificam, corrigem e harmonizam o solo e os seus habitantes, pois é deste estado de saúde que depende a qualidade e o bom sabor dos alimentos produzidos.