Nenhum químico é totalmente inofensivo. Se a utilização dos pesticidas não respeitar certas doses e condições, os riscos para a saúde de quem os aplica e dos consumidores são reais.
Para quem os manipula, há o perigo de intoxicação imediata, devido a uma má utilização ou ao uso de pesticidas em grandes quantidades. A toxicidade aguda manifesta-se nas primeiras horas ou dias após a exposição, através de irritações na pele (ardor e comichão) ou problemas respiratórios (asma e falta de ar).
Mesmo em pequenas quantidades, os pesticidas podem provocar efeitos a longo prazo, a chamada toxicidade crónica. É o que acontece quando se acumulam no organismo, podendo causar, por exemplo, problemas no sistema nervoso e reprodutor.
Além disso, não estamos expostos a substâncias tóxicas apenas quando consumimos alimentos que as contenham. Porque os resíduos de pesticidas são facilmente disseminados no meio ambiente, podem chegar até nós pela água que bebemos.
Em casa, pode diminuir a quantidade de resíduos de pesticidas ingeridos, se apostar na lavagem e na preparação mais adequadas dos seus alimentos.
Sem comentários:
Enviar um comentário